foto: Isabel Ortis

RESIDÊNCIA MATÉRIACORPOSENSÍVEL  – NAVE (Chile /2018)

matériacorposensível se apresenta aglutinado, fundido, junto como se não conseguíssemos determinar o limite, como se o contorno de cada palavra-gesto-signo seguisse um fluxo infinito, como se fosse possível adentra em outra dimensão.

matéria corpo sensível é cada palavra, significado, fonema e ao mesmo tempo abertura, reciprocidade, permeabilidade nas relações corpo a corpo. É a possibilidade de se adentrar na materialidade do corpo de forma sutil e sensível, é criar espaço para as forças de coesão e vibração, é permitir se aproximar e colidir com os caminhos internos da matéria sensível que é o corpo.

Essa residência aconteceu no NAVE em Santiago / Chile, contou com aproximandamente 25 dançarinos e teve a duração de 15 dias com uma apresentação pública. Nos encontros  foi possível intensificar as práticas corporais japonesas e chinesas proporcionando  percepções dos micro-movimentos, do uso da mínima vibração da voz, do toque sutil das mãos, do fluxo contínuo, da respiração pelos pés, dos caminhos internos do movimento, o estudo da coluna, a abertura das articulações e meditação em fluxo. 

Essas residências artísticas são, também, um campo de estudo de Beatriz Sano e Eduardo Fukushima, ambos são artistas que desenvolvem trabalhos solos em dança e veem colabrando nos projetos um do outro e desde 2015 desenvolvem residencias artísticas de estudos coreográficos em grupo.